1. Conceito
2. Temas
3. Equipas Participantes
4. Categorias/Expressões
5. Candidatura
6. Pré-selecção
7. Exibição
8. Júri
9. Organização e Apoios
10. Local
11. Data
12. Transportes e eventual alojamento
13. Alimentação
14. Prémios
15. Assistência
16. Responsabilidade
17. Cedência de direitos de imagem

Regulamento do Dia da História - 2010


1. Conceito
- O Dia da História é um concurso nacional de trabalhos de recriação de factos da História de Portugal, por equipas de alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário que, duma forma lúdico-pedagógica, em clima de festa, proporcione um aprofundamento do conhecimento da nossa História.

2. Temas
- A escolha do tema é livre e pode abranger qualquer período da História de Portugal. É esperado um tratamento do tema que some rigor histórico à criatividade e imaginação.
- Os trabalhos apresentados devem ser originais, da autoria da própria equipa.

3. Equipas Participantes
- Poderão participar no Dia da História equipas constituídas por 5 a 20 elementos, sendo um deles obrigatoriamente um professor e os restantes alunos do 7º, 8º, 9º (opção A) ou do 10º, 11º ou 12º anos (opção B).
- É aceite uma inscrição por Escola, devendo o Conselho Executivo/Director decidir, no caso de mais do que uma equipa interessada, quem representa a Escola.
- As equipas não podem integrar elementos externos à Escola.
- Cada Equipa só pode apresentar um trabalho, escolhendo uma das categorias mencionadas.

4. Categorias/Expressões
- Para a apresentação dos trabalhos, consideram-se, para dois universos (3ª ciclo e Secundário) duas categorias em cada:

A - Expressão dramática (Teatro, Música, Performance, Dança,...)
B - Internet (site, apresentação powerpoint, vídeo digital, animação,...)

- São admitidos à fase final do concurso nacional:
A - 20 candidaturas em Expressão Dramática (10 do 3º ciclo e 10 do Secundário)
B - 20 candidaturas em Internet. (10 do 3º ciclo; 10 secundário)

5. Candidatura
- Cada equipa concorrente deve apresentar a sua candidatura, com o preenchimento da ficha de inscrição disponível em www.diadahistoria.forum.pt e o envio por via electrónica do dossier do trabalho a concurso.
- O dossier de candidatura pode incluir memorando descritivo, vídeos de ensaios, maquetes musicais ou outros materiais que sejam considerados adequados pela equipa para a candidatura.
- As candidaturas devem dar entrada no Secretariado do Dia da História até 15 de Maio, por via electrónica, para o endereço de e-mail diadahistoria@forum.pt .

6. Pré-selecção
- Se o número de inscrições ultrapassar o limite, o júri fará uma pré-selecção a partir da avaliação do dossier de candidatura apresentado por cada equipa.
- O júri anunciará a lista de equipas seleccionadas no dia 24 de Maio.

7. Exibição
- Cada equipa disporá, no máximo, de 10 minutos para uma apresentação do seu trabalho no dia do Concurso nacional, a uma audiência, onde se incluirá o júri.

8. Júri
- O júri é presidido por um professor universitário de História, que será coadjuvado por dois vice-presidentes, igualmente docentes universitários de História. O Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, da Universidade Católica Portuguesa (CEPCEP_UCP), parceiro neste projecto fará a nomeação destes membros do júri.

- O júri integrará ainda 6 vogais:

- O júri pode organizar-se em sub-júris para acompanhamento de sessões de apresentação paralelas.
- O júri elaborará um regulamento de avaliação, do qual constará a grelha ponderada de aspectos a avaliar em cada apresentação.
- A decisão do júri é soberana e não tem recurso.

9. Organização e Apoios
- O Dia da História é uma iniciativa da revista Forum Estudante e conta com os apoios do Ministério da Educação/Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, da Câmara Municipal de Lisboa (pelouro da Cultura e Turismo e pelouro da Educação e Juventude), através da EGEAC e do Castelo de S. Jorge; da Associação de Professores de História e do Centro de Estudos de Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, da Universidade Católica Portuguesa.

10. Local
- O Dia da História 2010 decorrerá em Lisboa, no Castelo de S. Jorge.

11. Data
- O Dia da História 2010 decorrerá no dia 10 de Junho, das 9,30 às 19h.

12. Transportes e eventual alojamento
- Cada equipa deverá providenciar o seu transporte para Lisboa e regresso.
- Caso seja necessário alojamento para equipas que se desloquem de mais longe, a organização apoiará na busca de solução de alojamento.

13. Alimentação
- A Câmara Municipal de Lisboa providenciará um almoço volante no dia da História.

14. Prémios
- Os vencedores de cada categoria receberão um troféu alusivo à sua vitória.
- Todas as equipas participantes receberão um troféu de participação e uma oferta simbólica para cada membro da equipa.

15. Assistência
- As exibições das equipas participantes são abertas ao público, podendo assistir qualquer pessoa.

16. Responsabilidade
- Todos os participantes menores deverão à chegada entregar na recepção um termo de responsabilidade do encarregado de educação, autorizando a participação no Dia da História.

17. Cedência de direitos de imagem
- Ao inscrever-se no Dia da História, cada equipa concorrente autoriza implicitamente a utilização dos materiais apresentados a concurso no site e publicações da Forum Estudante.